Coordenador : JosÉ dos Santos Rodrigues
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 394299.2206.57873.30062023
Departamento/Setor: SSE
Área Temática : Trabalho
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Público em geral eventualmente interessado nas temática trabalho, educação e cultura, especialmente, em literatura brasileira.
Local de atuação: Virtual
Objetivo
Objetivos: Geral: - Divulgar articulações construídas entre arte e ciência, educação e estética, cultura e política, forma e conteúdo, cotidiano e história em torno do conceito e do fato do trabalho, sob o modo de vida e de produção capitalista, a partir de diversos artefatos culturais, em especial, obras literárias e musicais (do cancioneiro popular) brasileiras. Específicos: - Instilar o interesse no fato e no conceito do trabalho, a partir fruição de obras culturais; - Contribuir para uma ampla reflexão sobre o trabalho; - Divulgar artefatos culturais brasileiros, em especial, literatura e cancioneiro popular, que abordem mediata ou imediatamente o trabalho; e - Contribuir para a divulgação e o debater de análises e interpretações científicas sobre o trabalho, sob o modo de vida e de produção capitalista;
Resumo
Poética do Trabalho consiste em um podcast, em episódios/temporadas, sobre as relações entre trabalho, educação e cultura, inspirado em atividades desenvolvidas na UFF, por anos, na docência e na pesquisa, sobre política educacional, trabalho- educação e ainda teatro épico em perspectiva dialética. O podcast pretende abrir uma ampla reflexão sobre o trabalho e o modo de vida, a partir de diversos documentos culturais, em especial, contos de autores da literatura brasileira. A porta de entrada principal ao debate será, pois, a literatura brasileira e, subsidiariamente, o cancioneiro popular. Além da interpretação dos contos, o podcast trará depoimentos de pesquisadores e estudiosos dos temas que dialogam com a respectiva temática de cada conto. A primeira temporada de Poética do trabalho abarca cinco obras literárias, a saber: 1) A maior ponte do mundo, de Domingos Pellegrini; 2) Curriculum Vitae, de Julieta de Godoy Ladeira; 3) Inês e a máquina, de Sílvio Fiorani; 4) Os supridores [fragmento], de José Falero; 5) Pai contra mãe, de Machado de Assis. Além desses textos, a temporada conta com a história narrada no artigo A aparição do demônio na fábrica, de José S. Martins, e se encerrá com entrevista a duas professoras (aposentadas) da Faculdade de Educação da UFF, precursoras da utilização pedagógica da literatura e do cinema no campo trabalho-educação: Dora da Costa e Léa Calvão.